Design de Jogos (página de apoio)
UniRitter
MOTORES 1 - 2017/2
(SEGUNDA-FEIRA)
Augusto Bülow

Plano de avaliação

Grau A

Composição

Descrição

Data

Mini-Game #1 (proposto)

70,00%

Desenvolvimento de mini-game com características propostas pelo professor. Uso de arte não autoral, demonstração de aplicação dos conhecimentos trabalhados na primeira etapa do semestre.

09/10/17

Avaliação Pessoal

30,00%

Atenção e participação em aula. Aplicação no desenvolvimento de exercícios propostos. Avaliação pessoal.

09/10/17


Grau B

Composição

Descrição

Data

Mini-Game #2

(autoral)

70,00%

Apresentação de mini-game#2, desenvolvido com programação própria. Jogo que apresente bom visual, bom funcionamento e boa aplicação das técnicas trabalhadas no semestre.

04/12/17

Avaliação pessoal

30,00%

Avaliação do desenvolvimento pessoal ao longo do semestre. Participação em aulas, trabalhos, rendimento geral.

04/12/17


Plano de aulas




No.

Data

Conteúdo planejado


1

07/08/17

Introdução a disciplina. Plano de aulas, plano de avaliação. Introdução a Unity. Desenvolvimento de cenário básico.


2

14/08/17

Desenvolvimento de cenário básico. Materiais e texturas. Iluminação e luzes. Grupos e Prefabs. Utilização de pacotes prontos (personagem)


3

21/08/17

Criação de Terrenos. Simulação de água. Efeitos de FOG, Skybox e Luz ambiente. Uso de Sprites e cenários 2D.


4

28/08/17

Introdução a Scripts. Código de movimentação básica (Input, Translate). Utilização de variáveis, Globais e comunicação entre objetos (GameObject.Find, GetComponent).


5

04/09/17

Utilização de Rigidbody. Script controle de personagem com física (AddForce). Materiais físicos. Colisões do Rigidbody. Recolher itens. Colisão com Triggers.
Importação e uso de modelos 3D (FBX).


6

11/09/17

Criação de objetos. Prefabs e instancias (Instantiate). Randomização. Controle de tempo. Criar e arremessar objetos. Disparos. Script para Character Controller, utilização. Colisões Character Controller.


7

18/09/17

Controle de Câmeras. Código câmera em 1a pessoa, câmeras fixas, câmera em 3a pessoa. Sobreposição de câmeras.


8

25/09/17

GRAU A: Enunciado do trabalho : mini-game1. Desenvolvimento do trabalho, e suporte em aula.


9

02/10/17

Menus e interfaces. Utilização componentes de UI. Leitura de mapas. Compilação.
Utilização de raios para detecção : RayCast.


10

09/10/17

GRAU A: Entrega do Mini-game #1.
Apresentação dos trabalhos.


11

16/10/17

Modelos animados. Mecanim / Animator.
Animações básicas via Unity (Unity Animaton). Integrando códigos, eventos e animações.


12

23/10/17

Utilização de som. Utilização de partículas.
Modificação de ambiente e Skybox. Utilização de efeitos (Shaders-Pos).


13

30/10/17

Programação de inteligencia artificial I.
Percepção de áreas (SphereCast). Uso de visão (raycast). Utilização de paths simples. Navmesh. Navmesh Agent.


14

06/11/17

Utilização do Mouse (OnMouseOver). Conversão tela para mundo 3D, e mundo para tela. Camera.Screentoworldpoint, WorldtoScreenpoint.


15

13/11/17

GRAU B : Enunciado do trabalho de Grau B.
Desenvolvimento inicial em aula.


16

20/11/17

Compilação Android. Utilização de touch, multi-touch.
Programação movimentos via toque.
Acelerômetro e Giroscópio : leitura básica e utilização.


17

27/11/17

Compilação Android. Adequação de texturas.
Adequação de interface. Tópicos adicionais com Unity3D. Dúvidas e revisões.


18

04/12/17

GRAU B : Entrega do Mini-game #2
Apresentação final em aula.


19

11/12/17

GRAU C: Revisão de conteúdos e dúvidas.
Aula para desenvolvimento e apoio aos projetos de alunos. Dúvidas e revisões.


20

18/12/17

GRAU C: Revisão de dúvidas, suporte. Reapresentação e re-entrega do Mini-game #2.











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Última edição: 21/03/2017
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