Design de Jogos (página de apoio)
UniRitter
Projeto I - 2017/2
(QUARTA-FEIRA)
Augusto Bülow


Avaliações e Datas importantes

Grau A

Composição

Descrição

Data

Game Concept

20,00%

Conceito Inicial do Projeto - Apresentação

16/08/17

Planejamento

40,00%

Documento de Design do jogo. PDF. Escopo e plano de desenvolvimento. Apresentação.

06/09/17

Milestone #1

40,00%

Apresentação da primeira etapa do desenvolvimento do projeto (Protótipo versão Alpha).

04/10/17


Grau B

Composição

Descrição

Data

Milestone # 2

40,00%

Apresentação da segunda etapa do desenvolvimento do projeto (Protótipo versão Beta).

08/11/17

Milestone # 3 (final)

40,00%

Apresentação final do projeto.
Entrega dos arquivos. (Protótipo versão Final).

06/12/17

Desenvolvimento pessoal

20,00%

Avaliação do desenvolvimento pessoal ao longo do semestre. Participação em aulas, trabalhos, rendimento geral.

06/12/17




Plano de aulas


No.

Data

Conteúdo planejado

1

09/08/17

Introdução a disciplina. Plano de aulas, plano de avaliação.
Desenvolvimento de ideias: criação de conceitos. Brainstorming.
Modelo de Game Concept / Game Proposal.

2

16/08/17

Apresentação de conceitos iniciais.
Definição inicial de grupos e projetos do semestre.
Aula projeto : Modelo de documentação Game Design.
Recolher referências para o projeto, iniciar o planejamento.

3

23/08/17

Metodologias ágeis. Aula gerenciamento de projetos.
Conceitos básicos de Scrum e XP.
Ferramentas de gerenciamento de projetos (Hack'n'Plan).
Plano de desenvolvimento: escopo e cronograma dos projetos.

4

30/08/17

Desenvolvimento inicial dos projetos.
Elaboração do cenário inicial – blocagem.
Produzir e pesquisar texturas e materiais iniciais.

5

06/09/17

GRAU A: Entrega e apresentação do planejamento do jogo.
Game Design e plano de desenvolvimento (grupos).

Desenvolvimento projetos: TOY – desenvolvimento do gameplay inicial. Aplicar movimentos e colisões. Montagem inicial.

6

13/09/17

Desenvolvimento dos projetos: continuação do protótipo inicial.
Produzir TOY – desenvolver principais mecânicas do gameplay.
Desenvolvimento projetos: implementação de códigos de câmera.

7

20/09/17

FERIADO FARRAPOS

8

27/09/17


Preparando a primeira apresentação.
Deixar protótipo apresentável. Documentação em ordem.
Um bom projeto tem um bom planejamento.

9

04/10/17

GRAU A : Milestone #1 – Versão Alpha do projeto. Apresentação em aula.
Esperado protótipo com mecânicas iniciais, cenários iniciais e testes.

10

11/10/17

Desenvolvimento dos projetos: interfaces.
Interface de usuário (GUI, HUD), componentes de tela, icones, fontes. Desenvolvimento de interface para projetos.

11

18/10/17

Desenvolvimento de som dos projetos. Conceitos básicos de som e edição de som. Recolher referencias, produzir e pesquisar som básico e efeitos para o projeto.

12

25/10/17

Desenvolvimento dos projetos: desenvolvimento de inimigos e desafios. Aplicação do IA nos projetos, criação de autômatos.

13

01/11/17

Preparando a segunda versão do jogo: testar o jogo com outros jogadores.
Reparar códigos e mecânicas. Deixar projeto apresentável.
Precisa haver jogo nesta etapa.

14

08/11/17

GRAU B : Milestone #2 – Versão beta do projeto.
Apresentação em aula.

15

15/11/17

Desenvolvimento dos projetos: Testes, levantamento de erros e pontos críticos. Revisão de planejamento e cronogramas.
Conceitos de balanceamento.

16

22/11/17

Desenvolvimento dos projetos: Debug e finalização de projeto.
Conceitos etapa de testes, grupos focais, ferramentas de debug.

17

29/11/17

Preparando a versão final do projeto. Testes de compilação e gameplay.
Debug final.

18

06/12/17

GRAU B : Milestone #3 – Versão final do projeto.
Apresentação final em aula.
Entrega do projeto.

19

13/12/17

GRAU C : Suporte no desenvolvimento de projetos.
Assessoria e resoluções de dúvidas.

20

20/12/17

Aula Final. Suporte no desenvolvimento e revisão dos projetos.
GRAU C : reapresentação e re-entrega do projeto final.










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Última edição: 08/09/2017
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