Jogos Digitais

Projeto de Jogos:

Ferramentas de Desenvolvimento Rápido de Jogos

Dark Basic Pro

Turma 3 : 2009 / 2
 
Trabalho 1 - Avaliação componente para conceito A
 
Objetivo
 

Desenvolver um aplicativo em Dark Basic, demonstrando o entendimento dos conteúdos apresentados em aula.

 

Descrição
 

O aplicativo em Dark Basic deverá ser o protótipo de um mini jogo, conforme o design explicado a seguir.

As definições do jogo são as seguintes:

- O jogador segue com uma velocidade inicial, sempre para frente, sendo que sua velocidade é acelerada levemente, a cada ciclo.

- O jogador tem basicamente os comandos para se mover para os lados, e também a opção de pulo simples.

- Os comandos devem ser através da setas do teclado, além de teclas A e D (lados), e controle com o mouse. A tecla espaço deve fazer o jogador pular, assim como o botão esquerdo do mouse.

- O cenário deve ser basicamente uma grande reta, com limites laterais (movimento máximo para os lados)

- O cenário deve conter alguns obstáculos, paredes, ao longo da pista, para o jogador desviar.  Ao colidir com uma parede o jogador perde sua velocidade atual (com algum tratamento de colisão, como por exemplo, rebater e voltar temporariamente).

- No cenário devem aparecer alguns tipos de objetos que podem e devem ser recolhidos, bônus:

1- Objeto Bônus de pontos: aumenta a pontuação

2- Objeto Bônus velocidade: aumenta a velocidade por um período

3- Objeto que Reduz a velocidade do player

4- Objeto explosivo: super pulo no jogador

5- Objeto a escolher

- O jogo deve apresentar com textos, a pontuação atual

- Um controle de vida do player também deve ser exibido: colisões com paredes, e alguns outros objetos perde vida. O jogador pode morrer / perder, antes do final do percurso.

- No final do percurso, uma mensagem em texto deve ser apresentada na tela.

- O jogo deve incluir sons para os diferentes bônus e batidas, além de musica de fundo.

- Os objetos, paredes, ou matrix devem ter texturas próprias, inseridas por vocês.

- O player e os objetos podem ser feitos com primitivas, ou, utilizando modelos que estão disponíveis, exemplo: carro, moto, helicóptero, naves, usem sua criatividade.

 

Conteúdo
 

O aplicativo desenvolvido deve contar necessariamente com os seguintes itens:

  •  Cenário básico:

    o cenário pode ser construído com blocos e primitivas; ou uma matrix para o chão; contatando sempre com alguns obstáculos básicos, construídos com primitivas

     

  • Controle do jogador (teclas e movimentação com velocidade regulada):

    o controle básico do jogador deve desenvolvido plenamente, assim como movimentação e velocidade. As teclas de controle deverão funcionar como descrito acima - controle básico para os lados, e pulo.

     

  • Colisão básica com obstáculos de cena

    o jogador deve perceber colisões com objetos do cenário (paredes e outros) e reagir corretamente a essas colisões. O tratamento das colisões pode ser escolhido dentre os exemplos apresentados em aula, mas o jogador deve respeitar obstáculos, sem invadi-los.

     

  • Colisão e Recolhimento de objetos bônus

    o mini-game deve apresentar objetos tratados como bônus, e a colisão do jogador com estes objetos deve somar pontos ao jogador, ou dependendo do objeto, tirar vida. Os objetos bônus recolhidos devem re-aparecer, e ser re-posicionados aleatoriamente pelo cenário após sua captura.

  • Colisão com objetos nocivos

    o mini-game deve apresentar objetos tratados como nocivos; bombas, por exemplo. A colisão do jogador com estes objetos nocivos deve diminuir as vidas do jogador, que chegando a zero resultara no final do jogo.

     

  •  Controle e apresentação de pontuação

    o mini-game deve apresentar na tela a pontuação do jogador corretamente.

     

  •  Controle e apresentação de vidas e fim de jogo

    o mini-game deve apresentar na tela o controle de vidas, a saúde do jogador. A colisão com objetos nocivos diminui esta saúde, que chegando em zero resulta no final do jogo. Ao final do jogo uma mensagem indicando isso deve ser apresentada.

     

  • Sons  e Musica básicos

    o mini-game deve apresentar efeitos sonoros, no mínimo para os eventos básicos: colisão bônus, colisão bombas, colisão paredes, fim de jogo. Incluir uma musica MP3 / MIDI de fundo.

     

  • Skybox ou Skycube

    o mini-game deve apresentar um background mais composto, utilizando-se ou um skysphere ou skybox, conforme modelos apresentados em aula.

     

  • Modos de Câmera

    o mini-game deve apresentar no mínimo dois modos de câmera, acessados pelas teclas 1 e 2. As câmeras podem ser definidas pelo aluno, recomendando-se uma câmera mais alta, top view, e outra mais próxima, 3a pessoa.

 

 

Material útil e Links
 

Media01.ZIP - modelos e sons úteis

Pack-space  - modelos de naves

Pack-agua - modelos de peixes

Sons na internet

http://www.a1freesoundeffects.com/

Músicas MID

http://www.mididb.com/

 

Mãos a obra.  Bom trabalho !